Buscar

Concurso Viña Lanciano e Quinta do Seixo

No início do ano de 2022, a equipa LociStudio participou no concurso para o Concêntrico, festival internacional de Arquitetura e Design de Logroño.


Este concurso tinha como principal objetivo a criação de uma ou duas instalações, em dois locais distintos. A Viña Lanciano de Bondegas LAN, localizada em Logroño, Espanha; e a Quinta do Seixo da Sogrape em Valença do Douro, Portugal. Pretendia-se um diálogo entre dois territórios ligados aos rios Ebro e Douro, e entre a natureza e o vinho.

Valorizavam-se: a integração na paisagem e ambiente ecológico, o terreno envolvente e a vegetação de ambos os rios; a versatilidade, a escala e integração; a sustentabilidade e o reforço do carácter das vinhas que possuem um elevado valor paisagístico, ecológico e a viticultura sustentável que utilizam; e a viabilidade, a criação de uma estrutura temporária passível de desmontar após o concurso.


A nossa proposta “O oásis”, visa suscitar uma reflexão sobre a tensão entre o homem e a natureza. Relacionando as paisagens do vinho, arduamente trabalhadas pelos homens e mulheres durante séculos, em contraste com as forças da natureza, que surgem ora como uma tensão, ora uma cooperação, no processo de criação do vinho, tornando-o único em diferentes regiões.


Criou-se uma estrutura visitável, em cujo interior se sentem as forças da natureza (sol, sombra, vento, vegetação autóctone ou espontânea) concentradas ao longo do seu comprimento, tornando-se num local agradável para permanecer. Com uma dimensão de 20 metros, é possível circular ao longo da estrutura, assim como sentar no seu interior.





A estrutura, é suportada por vigas de madeira, estando revestida lateralmente por cortinas tingidas pelo vinho do local, lembrando a importância do fruto e do vinho. Sendo possível sentir a brisa e criando um ambiente agradável.


wine structure

Ao centro, algumas plantas espontâneas nativas, lembrando também a importância desta vegetação nos locais dominados pela vinha. A parte superior da estrutura, encontra-se levemente recortada com a silhueta simbólica dos rios, sendo possível projetar-se no interior da estrutura. Lembrando a produção do vinho ao sol e o seu envelhecimento no escuro, reforçando a dualidade sol e sombra.


plants illustration