Through Lisboa

PROJETO: Urban Garden Award 22 

LOCALIZAÇÃO: Lisboa, Portugal

CLIENTE: Concurso público

PROGRAMA: From port to the Airport. Sustainability corridor.

LUGAR ATRIBUÍDO 3º lugar

DATA: 2022

AUTORIA: Amália Souto de Miranda - coordenação; Ana Rita Gonçalves; Gabriela Magalhães

Com base nos sistemas naturais e culturais, o Genius Loci da cidade de Lisboa e inspirada no Plano Verde de Lisboa proposto por Gonçalo Ribeiro Telles, a proposta reflete as problemáticas atuais de ecologia e mobilidade na cidade propondo um novo corredor verde para a cidade em relação com os corredores já existentes. 

Arborização, permeabilidade continuidade e mobilidade e são pontos fortes da proposta que teve como objetivo o aumento da qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade, entre outros pela diminuição do efeito ilha de calor através da arborização ao longo do eixo. 

Terceiro prémio do Urban Garden Award '22, organizado pela if - ideas forward, com o tema: Urban Sustainability Corridor - from port to the airport. 

Alameda.jpg

Uma das ideias consistia em reformular o espaço da Alameda Afonso Henriques,  alinhada nos princípios ecológicos e de utilização do espaço atuais. Mantendo o seu eixo forte e reforçando a simetria. Passando a ter mais sombra, uma melhor gestão das águas, a atrair mais biodiversidade e espaços para todas as idades e tipo de atividades.

Um lugar de recreio e lazer mais ecológico e com usos diversos. 

render_close_AM_FINAL.jpg

São propostas diversas pequenas intervenções em espaços cruciais da cidade, no eixo em questão. A arborização e a permeabilidade dos solos são essenciais para diminuir o efeito onda de calor. 

A imagem mostra o jardim da estação fluvial sul e sueste, que teria assim uma maior área arborizada, com sombra e permeabilidade e um banco corrido com vista para o rio. 

Diagramacorredoresverdes_AM.png

Um novo corredor verde com ligação aos corredores verdes existentes em Lisboa. E o reforço de ligações transversais nomeadamente pela cobertura da linha de comboio que poderia ser um parque, ligando a Av. Gago Coutinho a Monsanto . 

comboio_AM_FINAL.jpg

Avenida Almirante Reis

almiranteReis_Corte.jpg

Na avenida Almirante Reis, a supressão do eixo central muito estreito arborizado e do estacionamento, permite libertar cerca de 6 metros do perfil da rua. O estacionamento será feito em silos automóveis com fachadas verdes estrategicamente colocados, um dos princípios referidos no Plano Verde de Lisboa.

O perfil da rua passará a contar nalguns trechos com um eixo arborizado de cada lado, (apenas interrompido para cargas e descargas) e uma ciclovia em cada lado num nível inferior, garantindo também o conforto e a segurança dos peões. Sempre que for possível deverão ser aumentados os passeios. 

UGA000710_1.jpg
UGA000710_2.jpg
UGA000710_3.jpg