Buscar
  • Amália Miranda

Arquitetura paisagista ou arquitectura paisagística ? O que faz um arquiteto paisagista?

Atualizado: Mar 14

A confusão é frequente, a profissão é arquitetura paisagista e segundo o Dicionário Verbo de Língua Portuguesa (2006) o adjetivo paisagístico refere-se a algo “que pertence ou se refere à paisagem, no seu aspecto natural ou no seu ordenamento urbano”. No Brasil, por exemplo é mais frequente falar-se em paisagismo e paisagista a profissão.

Em Portugal esta é uma profissão com pouco mais de 70 anos e surge com este nome há cerca de 150 anos nos Estados Unidos. É assim uma profissão da era industrial que surge porque, como referiu Caldeira Cabral.“A industrialização crescente de todo o mundo ameaçava destruir com o seu critério estreitamente utilitário todas as belezas tradicionais da paisagem”.

O planeamento dos espaços exteriores é cada vez mais importante na medida em que poderá garantir mais qualidade de vida mas também mais saúde para a população.

Mas o que faz um arquitecto paisagista?

Em Portugal uma boa definição é dada por Caldeira Cabral:

‘Arquitetura Paisagista é a arte de ordenar o espaço exterior em relação ao homem.’

Trabalhamos sobretudo o espaço exterior. Somos formados para trabalhar com diversas escalas. Desde um pequeno jardim privado ao planeamento das cidades e ordenamento do território. Algumas áreas de atuação:

O jardim privado

Ao nível do jardim privado fazemos o desenho do espaço o que se traduz num valor estético e ambiental, mas também facilita o processo de construção. Partindo de elementos concretos como o conhecimento do local, da sua história, clima e solo, orientação solar e associando essa análise às aspirações do cliente. Desenvolvemos o conceito geral do espaço, selecionamos então as plantas e materiais mais adequados ao espaço e conceito pretendidos.

Isto traduz-se na produção de documentos que instruem a construção de um jardim, exemplo:

plano geral, plano de implantação, plano de plantação, plano de pavimentos e estruturas construídas, plano de rega, plano de iluminação

memoria descritiva, mapa de quantidades e estimativa orçamental

Por vezes também um plano de manutenção, como um calendário que lhe dá algumas recomendações a si ou ao jardineiro o que devem fazer durante todo o ano.

Porquê um projeto de jardim?

Os objectivos para a sua construção podem ser:

- acrescentar valor à propriedade, por exemplo em turismo rural,

- ter mais conforto no espaço exterior,

- aproveitar melhor a vida ao ar livre,

- reduzir custos de manutenção,

- ter um espaço mais sustentável, ou mais bonito e que reflicta as estações do ano, por exemplo.

- sublimar o lugar

Assim não precisa de se preocupar com a escolha dos materiais ou da iluminação, com nomes de plantas em latim, em plantar uma planta que precise de menos rega ao lado de outra que precisa de muita rega, por exemplo. E poderá poupar, evitando o desperdicío de comprar demasiadas coisas por exemplo.

Espaço público

Outra escala de actuação é a do espaço público. Já existem provas suficientes de que não podemos dissociar a natureza das cidades modernas, que cada vez mais populadas apresentam verdadeiros desafios de planeamento e sustentabilidade.

Ainda assim considero uma cidade bem planeada das melhores criações da humanidade.

Os arquitectos paisagistas criam projectos para o espaço público das cidades, de forma a proporcionar maior qualidade de vida para os seus habitantes, procurando integrar as necessidades dos mais variados tipos de utilizadores e criar espaços saudáveis de contacto com a natureza, não esquecendo claro o lugar em que estão inseridos, a sua história e património.

Estes projectos incluem normalmente uma equipa multidisciplinar incluindo engenheiros, especialistas em mobilidade, iluminação, hidrologia, para que tudo funcione da melhor forma.

Espaços empresariais

O mesmo acontece por exemplo em espaços empresariais, sendo que um espaço bem planeado e agradável se pode traduzir em ganhos de produtividade e claro saúde e qualidade de vida. Uma das empresas que já aposta neste tipo de projectos é a farmacêutica Novartis.

Parque infantil - Espaços de jogo e recreio

Também os espaços de recreio para crianças são projetados por arquitetos paisagistas, permitindo soluções diferenciadoras, que estimulam as capacidades das crianças e integram o brincar em todas as idades.

Jardins terapêuticos

Os jardins terapêuticos são também algo que desenvolvemos, fazendo o desenho do espaço e a escolha das espécies e materiais de acordo com as necessidades de pessoas idosas ou hospitalizadas, por exemplo.

Prestamos consultoria a nível de projectos de espaços exteriores existentes ou da gestão dos mesmos. De forma a que sejam mais funcionais e sustentáveis.

Parece complicado mas no fundo só queremos simplificar o seu dia-a-dia e fazer com que tenha mais qualidade de vida.

No fundo trata-se de harmonizar valores estéticos, funcionais e ambientais. É uma profissão recente em Portugal mas essencial para as sociedades modernas.

Ainda tem alguma questão? Entre em contacto.

A imagem mostra o jardim mediterrâneo do Fort Saint Jean em Marselha, França, projetado pela Agence APS.